Nota

Entidades do Ministério Público repudiam acusações de corporativismo

Entidades do Ministério Público repudiam acusações de corporativismo

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DO MINISTÉRIOPÚBLICO –CONAMP, neste ato representada por seu Presidente MANOEL VICTORSERENI MURRIETA E TAVARES, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOSPROCURADORES DA REPÚBLICA –ANPR, neste ato representada por seu Presidente FÁBIO GEORGE CRUZ DA NÓBREGA, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOSPROCURADORES DO TRABALHO –ANPT, neste ato representada por seu Presidente JOSÉ ANTONIO VIEIRA DE FREITAS FILHO, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOMINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR –ANMPM, neste ato representada por seu Presidente EDMAR JORGE DE ALMEIDA e a ASSOCIAÇÃO DOMINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITOFEDERALE TERRITÓRIOS –AMPDFT, neste ato representada por seu Presidente TRAJANO SOUSA DE MELO, vêm a públicose manifestar acerca de afirmações feitas pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Rodrigo Maia, no bojo de entrevista concedida à Jornalista Raquel Sheherazade, do Portal Metrópoles, na qual pontua a existênciade corporativismo no âmbitodo Ministério Publico brasileiro e que o Conselho Nacional do Ministério Público–CNMP “é o órgão que menos pune, menos que o CNJ(Conselho Nacional de Justiça)”.

1.A Constituição Federal, ao receber os acréscimos decorrentes da EC n. 45/2004, passou a contemplar o Conselho Nacional do Ministério Público–CNMP e o Conselho Nacional de Justiça–CNJ como órgãos de controle externo administrativo e financeiro, com função correicional.

2.Na composiçãode ambos os Conselhos foram incluídas, de forma similar e equilibrada, representaçõesdo Senado, da Câmara dos Deputados e da Ordem dos Advogados do Brasil.

3.Contata-se, à saciedade, que a atual compleição atende ao interesse público e a ideia de multisetorialidade, pois congrega integrantes de várias instituições que,com seu conhecimento, experiênciae representação,vêm contribuindo para o aperfeiçoamentodo Ministério Público Brasileiro.

4.É imperioso registrar que não existe ou jamais existiu postura de corporativismo ou de renúncia ao cumprimento das funções por qualquer dos Conselheiros que integram ou já integraram o CNMP, sendo certo que suas indicações e escolhas sempre ocorreram com adstrita observânciados ditames da Constituição Federal.

5.A invocação de suposto corporativismo certamente não leva em conta centenas de processos disciplinares que resultaram em sanções de advertência,censura, suspensão e até mesmo de demissão impostas a membros do Ministério Público brasileiro, em números, inclusive, muito superiores às sanções aplicadas pelo Conselho Nacional de Justiça.

6. Em 15 anos de funcionamento, os processos disciplinares instaurados no Conselho Nacional do Ministério Público, assim como os da competência do Conselho Nacional de Justiça, sempre transcorreram de forma célere, transparente e com julgamentos realizados em sessões públicas, transmitidas pela rede mundial de computadores(internet).

7.É perfeitamente possível a qualquer cidadão acompanhar, com absoluto respeito ao princípio constitucional da publicidade, o funcionamento dos indigitados órgãos de controle externo da Magistratura e do Ministério Público, que inegavelmente têm prestado relevantes serviços ao paíse ao sistema de justiça.

8.A importância e os resultados do trabalho do CNMP são amplamente reconhecidos, já tendo sido objeto de referência do Presidente do Supremo Tribunal Federal, que, em palestra proferida na abertura do “Seminário 30 anos da Constituição Federal”, declarou que “a criação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) fortaleceu o Ministério Público brasileiro,em razão deo órgão de controle atuar como formulador e coordenador de boas práticas institucionais”.

9.Possíveis inconformismos com decisões proferidas pelo CNMP, inclusive em processos disciplinares, são naturais e não podem legitimar, em um Estado Democrático de Direito,reações que, apesar de serem exercício da liberdade de expressão, na prática, não se prestam ao fortalecimento das instituições da República, notadamente do Ministério Público.

10. Ressalte-se que a Carta Constitucional, além da plena representatividade social, já prevê o controle político dos processos de indicação dos Conselheiros do CNMP, que, como é cediço, são submetidos à sabatina e à aprovação do Senado Federal, sendo injustificado e desarrazoado, pois, qualquer singelo argumento de um corporativismo ou de uma impunidade manifestamente inexistente.

Destarte, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO–CONAMP, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES DA REPÚBLICA–ANPR, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES DO TRABALHO –ANPT e a ASSOCIAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS –AMPDFT, prestam os devidos esclarecimentos à sociedade brasileirae firmam a posiçãode escorreita e constitucional atuaçãodo Ministério Público brasileiro no cumprimento de sua missão.

Brasília-DF, 12de janeiro de 2021.

MANOEL VICTOR SERENI MURRIETA E TAVARES

Presidente da CONAMP

 

FÁBIO GEORGE CRUZDA NÓBREGA

Presidente da ANPR

 

JOSÉ ANTONIOVIEIRA DE FREITAS FILHO

Presidente da ANPT

 

TRAJANO SOUSA DE MELO

Presidente da AMPDFT

 

EDMAR JORGE DE ALMEIDA

Presidente da ANMPM