conamp

Lideranças nacionais prestigiam reunião do conselho deliberativo da CONAMP

Lideranças nacionais prestigiam reunião do conselho deliberativo da CONAMP

A reunião do conselho deliberativo da CONAMP, realizada nesta quarta-feira (26), em Brasília, foi marcada pela presença de lideranças nacionais do Ministério Público e da Magistratura.

Além dos presidentes das afiliadas, esteve presente o Ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Campbell; o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis; o ouvidor nacional do MP, Oswaldo D’Albuquerque; os indicados para cargos no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP): o procurador de Justiça Paulo Passos (MPMS); o promotor de Justiça Moacyr Rey Filho (MPDFT); o procurador de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda; e o procurador do Trabalho Ângelo Fabiano. A presidente Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Ivana Cei, e os procuradores-gerais de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa, também estiveram participaram. A coordenadora da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) e presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, e o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Eduardo André, estiveram na reunião, bem como a coordenadora da comissão de mulheres da CONAMP, Gabriela Manssur; Lauro Tavares, ex-presidente da Associação Amazonense do Ministério Público; e os promotores de Justiça Fábia Founier (MPPA), Fernanda Balbinot (MPGO), e Marcelo Ferra (MPMS).

Durante a reunião, foram discutidos temas de interesse do Ministério Público brasileiro e proposições que tramitam no Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, tribunais superiores, CNMP e Conselho Nacional de Justiça.

Ao se manifestar, a coordenadora da Frentas e presidente da AMB pontuou sobre a reforma administrativa (PEC 32/2020). “Somos radicalmente contrários ao desmonte que se desenha com a tramitação dessa pauta. Vamos seguir dialogando com os Poderes e com a sociedade para evitar que as inúmeras inconstitucionalidades contidas na Reforma Administrativa sejam aprovadas”, argumentou. Renata Gil classifica ainda como covardia a discussão do tema no contexto da pandemia. “Logo agora, quando os servidores têm se mostrado mais essenciais do que nunca à população, querem pautar uma reforma que lhes tira direitos”.

Já o presidente da Ajufe destacou a importância da união entre as entidades de classe estaduais e federais. “Com firmeza de propósitos, nesse momento de crise estamos conseguindo realizar um trabalho muito bem feito em interesses comuns e assim alcançar importante vitórias, superando qualquer desgaste com os poderes públicos”, disse Eduardo André.

Na oportunidade, a presidente do CNPG, Ivana Franco Cei, falou ao conselho deliberativo da campanha "Maio Laranja – Não deixe quem você ama ser a próxima vítima!" promovida pelo Ministério Público do Amapá. Ivana entregou ao presidente da CONAMP um pin com o símbolo da campanha: o pássaro Galo-da-Serra.

Homenagem

Com a participação do Ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Campbell, foi realizada homenagem ao ex-presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Lauro Tavares. A surpresa foi coordenada pelo presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, e contou com o apoio do Procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e do atual presidente da AAMP, Alessandro Samartin.

Ao destacar as qualidades e as positivas contribuições de Lauro Tavares ao Ministério Público, em especial à instituição amazonense, foi destacada a campanha RespirAR. A ação organizada por Lauro arrecadou doações que possibilitaram a compra de uma usina de oxigênio com capacidade de produzir até 13mil litros de oxigênio por hora. A usina garantiu a abertura de um hospital de campanha em Manaus com 72 leitos para pacientes com COVID-19.

 

20210526 100733 Personalizado

20210526 100715 Personalizado

ministro Personalizado

20210526 101102 Personalizado

20210526 102846 Personalizado

20210526 110451 Personalizado

20210526 125907 Personalizado

reuniao conamp 26 05 Personalizado

20210526 142508 Personalizado

20210526 132535 Personalizado