Posse

CONAMP prestigia posse de Fábio Sbardellotto na presidência do CNCGMPEU

CONAMP prestigia posse de Fábio Sbardellotto na presidência do CNCGMPEU

O corregedor-geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), procurador de Justiça Fábio Roque Sbardellotto, foi empossado presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNCGMPEU), no dia 4 de fevereiro, em cerimônia que reuniu autoridades do Ministério Público de todo o País.

O evento, realizado no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede institucional do MPRS, em Porto Alegre, contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, do presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, e por integrantes da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS): o presidente, Fernando Andrade Alves; a vice-presidente de Núcleos, Luciana Cano Casarotto; a secretária-geral, Maria Cristina de Oliveira e pelo assessor especial Felipe Teixeira Neto. Prestigiaram o evento os ex-procuradores-gerais Cláudio Barros Silva, Voltaire de Lima Moraes, Roberto Bandeira Pereira, Marcelo Dornelles e Fabiano Dallazen, além de demais membros do MPRS. Também participaram corregedores-gerais de diversos estados, representantes de órgãos nacionais e entidades de classe.

“As instituições se legitimam quando conseguem preservar sua identidade histórica e, simultaneamente, responder de forma responsável e eficiente às exigências contemporâneas. A trajetória de Fábio Sbardellotto expressa esse compromisso com a função institucional do Ministério Público, pautado pela racionalidade administrativa, pela integridade funcional e pela centralidade do interesse público”, destacou Alexandre Saltz. Já o procurador de Justiça Fábio Roque Sbardellotto disse, durante sua posse, que: “assumo esta presidência como um compromisso coletivo, inspirado na cooperação, no diálogo e na responsabilidade institucional. Fortalecer o Ministério Público exige presença, escuta e atuação resolutiva, sempre em harmonia com o Conselho Nacional. É assim que protegemos direitos, aprimoramos a instituição e servimos melhor à sociedade”.

Compuseram a mesa, durante a cerimônia, o corregedor-geral do Ministério Público de Santa Catarina, Fábio Schmitt; o corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa; o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do RS, Jorge Pozzobom; o corregedor-geral da Defensoria Pública do RS e presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais, Marcelo de Almeida; as conselheiras nacionais do Ministério Público Greice Stocker e Karen Luise de Souza; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Tarcísio Bonfim; o procurador-geral de Porto Alegre, Jhonny Prado; a subcorregedora-geral do MPRS, Sônia Eliana Radin; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Mario Crespo Brum; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Ana Chiodelli; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Cesar Miola; a vice-presidente da OAB/RS, Claridê Taffarel; o presidente da Associação do Ministério Público, Fernando Andrade Alves; o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Luciano de Faria Brasil; e o procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli.

Eleito por unanimidade em dezembro do ano passado, durante reunião nacional do colegiado, Sbardellotto assumiu a presidência do CNCGMPEU com o compromisso de valorizar o papel das Corregedorias-Gerais como órgãos de orientação, fiscalização e aperfeiçoamento da atividade ministerial. “As Corregedorias exercem uma função essencial no fortalecimento institucional, contribuindo para uma atuação cada vez mais qualificada, transparente e alinhada aos princípios constitucionais do Ministério Público”, destacou.

Novos integrantes do CNCGMPEU:

Presidente: Fábio Roque Sbardellotto – Corregedor-Geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul

1º Vice-Presidente: Giovanni Rattacaso – Corregedor-Geral do Ministério Público Militar

2º Vice-Presidente: Eduardo Tavares Mendes – Corregedor-Geral do Ministério Público de Alagoas

1ª Secretária: Estela Maria Pinheiro Nascimento Sá – Corregedora-Geral do Ministério Público do Amapá

2ª Secretária: Liliana Mercadante Mortari – Corregedora-Geral do Ministério Público de São Paulo

Diretora de Comunicação Social: Maria Ivana Botelho Vieira da Silva – Corregedora-Geral do Ministério Público de Pernambuco

Diretor Financeiro: Helton Fonseca Bernardes – Corregedor-Geral do Ministério Público do Mato Grosso do Sul

Com informações e fotos do MPRS e da AMP/RS

55077616757 e8ee054bf4 c