Homenagem

PGJM entrega medalhão do centenário ao presidente e ao vice-presidente da CONAMP

PGJM entrega medalhão do centenário ao presidente e ao vice-presidente da CONAMP

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, entregou, nesta segunda-feira (11), a Panóplia do Ministério Público Militar (MPM) e o Medalhão do Centenário da Instituição ao presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Vítor Murrieta Tavares, que está encerrando período de seis anos à frente da entidade.

O futuro presidente da entidade, atual primeiro vice-presidente da Conamp, Tarcísio José Sousa Bonfim, também foi agraciado na mesma oportunidade com o Medalhão do Centenário, destinado a distinguir autoridades e personalidades que tenham prestado notórios serviços ao MPM.

Durante a cerimônia, Antônio Duarte, destacou a amizade entre os membros do MPM e os dois integrantes da Conamp, a quem classificou como irmãos de caminhada. “Tenho acompanhado de perto a luta que exige, às vezes, ausências prolongadas de nossos lares, mas tudo em prol de uma causa comum e especial para a sociedade: o fortalecimento do MP pátrio”, afirmou. O PGJM salientou que a entrega da comenda ao presidente da Conamp significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos seis anos por Manoel Murrieta. “Você certamente superou as expectativas porque em sua gestão a Conamp ganhou uma nova e merecida dimensão em decorrência de sua habilidade e capacidade de articulação”, concluiu.

Duarte também destacou a parceria entre a Conamp e o MPM em muitos momentos e a atuação estratégica de Murrieta no enfrentamento a pautas complexas junto ao Congresso Nacional e no enfrentamento às questões advindas da pandemia de covid-19. Duarte lembrou, igualmente, o esforço conjunto para evitar que a PEC 05/21 pudesse produzir mudanças no CNMP que certamente trariam reflexos negativos para todo o MP. “Recordo-me dos trabalhos desenvolvidos no Parlamento até altas horas, em que o MPM pôde contar com sua liderança e apoio, inclusive para manter a representatividade institucional no CNMP”.

Ao presidente eleito para o próximo mandato, o PGJM desejou uma gestão bem-sucedida, lembrando que a experiência adquirida por ter participado da atual gestão deverá auxiliá-lo na tarefa. “Nossas expectativas são as melhores porque conhecemos sua trajetória, sua postura, sua fibra e seu senso de comprometimento com o Ministério Público brasileiro”.

Em agradecimento, Manoel Murrieta, afirmou que “dos ramos do Ministério Público da União, foi aqui que eu encontrei a grande trincheira e a grande base para poder trabalhar em muitos momentos de luta e traçar muitas estratégias importantes; por isso destaco a importância do MPM na vida institucional e também na vida classista – que em diversos momentos foram fundamentais para a gente”.

Em suas palavras, o futuro presidente da Conamp, Tarcísio José Sousa Bonfim, também agradeceu a homenagem recebida e destacou a importância do momento associativo e cumprimentou a todos do MPM. “continuaremos nesse trabalho de oitiva e sobretudo de unidade e de compromisso com a nossa missão na busca de um mundo melhor”, afirmou.

Participaram do evento, a secretária de Pesquisa e Apoio à Investigação, procuradora de Justiça Militar Ângela Montenegro Taveira, o chefe de gabinete para assuntos administrativos, promotor de Justiça Militar Jorge Augusto Caetano de Farias, o chefe de gabinete para assuntos jurídicos, o promotor de Justiça Militar Cícero Robson Coimbra Neves e o diretor-geral do MPM Alexander Jorge Pires.

Com informações e fotos do MPM



Imprimir