conamp

Combate ao crime organizado é tema de audiência pública

 

Os coordenadores dos Grupos Especiais de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Paraná, procurador de Justiça Leonir Batisti, e do Rio de Janeiro, promotor de Justiça Cláucio Cardoso da Conceição, participaram nesta quinta-feira (13) de audiência pública no âmbito da Subcomissão de Combate ao Crime Organizado. A presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, e o 2º vice-presidente da entidade, Victor Hugo de Azevedo, acompanharam a sessão.

A subcomissão em funcionamento na Câmara dos Deputados está discutindo formas de combater o crime organizado no País em diversas vertentes. O grupo, instalado em abril, por sugestão do deputado Moroni Torgan (DEM/CE), está vinculado à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e tem até o fim do atual mandato, em janeiro de 2019, para encerrar seus trabalhos.

Os temas em análise são tráfico de drogas, de armas e de pessoas; roubo de cargas e valores; homicídios; lavagem de dinheiro; roubo e furto de veículos; e terrorismo. Cada um desses temas é analisado por um sub-relator. Ao final, todos os relatórios parciais serão reunidos em um único texto pelo relator-geral, deputado João Campos (PSDB-GO).

A fase atual é de elaboração dos roteiros de trabalho de cada sub-relatoria. Já foi aprovado um plano para a sub-relatoria de tráfico de armas, que tem à frente o deputado Aluisio Mendes (PSDC/MA). Até o momento, falta ser aprovado apenas o plano de trabalho da sub-relatoria sobre lavagem de dinheiro. As informações devem subsidiar o relatório final da subcomissão.

Também já participou de audiência pública da subcomissão o promotor de Justiça e secretário-executivo do Gaeco do Ministério Público de Minas Gerais, Marcelo Mattar, e o promotor e secretário-executivo do Gaeco do MP de São Paulo, Marcio Friggi.

Com informações da Agência Câmara

 

 



Imprimir