conamp

1ª Corrida Nacional do MP é realizada em Pernambuco

O sol ainda estava nascendo quando os atletas começaram a se reunir no Cais da Alfândega, em Recife (PE), para a edição de estreia da Corrida Nacional do Ministério Público, no dia 19 de junho. O misto de sol e chuva contribuiu para o sucesso do evento: enquanto o clima quente da cidade refletiu a calorosa hospitalidade do povo pernambucano, os momentos de chuva vieram como um presente para refrescar os visitantes não habituados ao calor do Nordeste. O resultado: muita alegria e disposição durante toda a manhã!

Com o tema "Correndo pela Cidadania", a prova marcou as comemorações dos 70 anos da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE). A entidade organizou a corrida com o apoio da CONAMP.

"A AMPPE, junto com a CONAMP, foi pioneira ao protagonizar esse grande evento esportivo de cidadania, que reuniu a família pernambucana e os membros do Ministério Público brasileiro. Estamos todos de parabéns por permitir esse momento de congraçamento", comemorou o presidente da AMPPE, Salomão Ismail Filho, que também é maratonista. Idealizador do evento, o promotor participou na modalidade meia-maratona e ficou em 3º lugar na classificação dos membros do MP.

A presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, também marcou presença na Corrida Nacional do MP participando da Caminhada de 2km. Norma parabenizou a AMPPE e toda a equipe de funcionários e apoiadores pela realização do evento. "Pernambuco fez história, Recife fez história! Esse momento de integração do Ministério Público faz com que tenhamos forças para continuar trabalhando pelo povo brasileiro”, afirmou.

Percurso

Distribuído entre provas de 2, 5, 10 e 21km, de corrida e caminhada, o percurso incluiu importantes lugares do bairro do Recife, como a Avenida Engenheiro José Estelita e a Rua da Aurora, passando pelo Marco Zero e atravessando pontes que cortam o Rio Capibaribe. O objetivo foi proporcionar a oportunidade de contemplar a cidade sob outra perspectiva.

Ao longo do circuito, os atletas puderam contar com sinalização, segurança e pontos de hidratação. "Foi espetacular! A temperatura ajudou, o percurso muito bonito, música, água. Tudo o que um corredor quer: animação e premiação no final", comentou a associada da AMPPE Rosângela Padela. Também maratonista, a promotora de Justiça tem experiência em circuitos de diversos lugares do mundo. "Foi uma alegria imensa e uma satisfação fora do comum correr com meus colegas. Uma iniciativa de esporte, de aproximação com a sociedade, com a cidadania", completou.

A Corrida foi dividia em três modalidades: Caminhada, Corrida e Meia-Maratona. Cada uma foi separada nas categorias feminino e masculino. Na Caminhada foi possível escolher o percurso de 2km ou de 5km. Na Corrida estiveram disponíveis os percursos de 5km ou 10km. Já na Meia-Maratona os atletas do Ministério Público tiveram de percorrer 21km.

Premiação

Além dos presidentes da CONAMP e da AMPPE, também esteve presente o prefeito Geraldo Júlio na entrega dos troféus aos primeiros colocados. "Quero parabenizar as entidades do MP pela realização do evento. A gente tem procurado sempre incentivar que as pessoas estejam nas ruas, fazendo exercícios, convivendo e cuidando da saúde. E hoje é um dia como esse. Muitas pessoas vieram ao Recife Antigo num domingo logo cedinho, se encontrar, se confraternizar. Isso é que é fundamental!", comentou. O Secretário de Esportes da cidade, Luís Henrique Lira, também auxiliou a entrega de prêmios.

A 1ª Corrida Nacional do MP contou com premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados nas modalidades de Meia-maratona e Corrida de 10km. Além disso, teve premiação dedicada aos ganhadores da Corrida de 5km e aos membros do Ministério Público. Todos aqueles que finalizaram a prova receberam medalha. Participaram do evento aproximadamente 850 pessoas, incluindo membros do MP de diversos Estados brasileiros e atletas pernambucanos de ponta.

Com informações e fotos da AMPPE

 



Imprimir