Primeira infância é tema de audiência pública no plenário da Câmara

Nesta quinta-feira (19), o plenário da Câmara se transformou em comissão geral para debater sobre as políticas públicas para a primeira infância, fase que vai do nascimento até os seis anos de idade da criança. A iniciativa foi da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), apoiada por mais 30 parlamentares.

O tesoureiro da entidade, Marcelo de Oliveira, participou da mesa de debates e integrantes do conselho deliberativo acompanharam a audiência.

Durante a sessão, Marcelo citou algumas dificuldades que ocorrem nos hospitais e creches dos municípios. ‘’ Se durante 5 e 6 anos não conseguimos atender o ensino infantil, não conseguiremos nas creches. Existem as que são espaços de educação, que inclusive ainda faltam muitas e existem as creches como entidade de acolhimento, feito muitas vezes por uma mãe que não trabalha’’.

Marcelo disse também que está a disposição para discutir toda a problemática existente nessa área, para garantir uma sociedade justa e solidaria.

O objetivo da comissão é dar mais visibilidade e envolver toda a sociedade no assunto, principalmente no atendimento à saúde e implantação de creches.

Em 2016, foi sancionado Estatuto da Primeira Infância (13.257/16), que prevê um conjunto de ações voltadas à promoção do desenvolvimento infantil, desde a concepção até os seis anos de idade.