Congresso Nacional do MP

Realizada a solenidade de abertura do XXIV Congresso Nacional do Ministério Público

Realizada a solenidade de abertura do XXIV Congresso Nacional do Ministério Público

Ocorreu nesta quarta-feira (23), em Fortaleza (CE), a cerimônia de abertura do XXIV Congresso Nacional do Ministério Público. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos do Ceará, local oficial do evento.

A mesa honra foi composta pelas autoridades: o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares; o presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Herbet Gonçalves Santos; o governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana; o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins; o representante do procurador-geral da República, Luciano Nunes Maia Freire; a vice-governadora do Estado do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas; o corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D´Albuquerque; o ouvidor nacional do Ministério Público, Engels Augusto Muniz; a presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União - CNPG, Ivana Lúcia Franco Cei; a representante do prefeito de Fortaleza, Valéria Moraes Lopes; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique da Silva; o ouvidor-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Cláudio Carneiro Porto; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Ceará, Rholden Botelho de Queiroz; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará Saulo Gonçalves Santos; o diretor jurídico do BNDES, Marcelo Sampaio Viana Rangel; a representante da presidência da Caixa Econômica Federal Fabiana Calvino; o presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro; o representante do presidente do Sebrae, o diretor técnico Bruno Quick; o representante da CNI Ricardo Cavalcanti; o ex-presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Edilson Santana Gonçalves; a coordenadora do XXIV Congresso Nacional do Ministério Público, Maurício Furlani; o coordenador do Focate – CE, Daniel Carvalho Carneiro; a coordenadora da comissão de mulheres da CONAMP, Gabriela Manssur; e a coordenadora da comissão de aposentados da CONAMP, Ana Maria Mai.

A solenidade foi iniciada com a recepção das bandeiras de todos os estados brasileiros. O(a) respectivo(a) procurador-geral de Justiça e o(a) presidente da associação estadual ingressaram ao lado de cada bandeira.

Logo após, o hino nacional foi interpretado pelo artista Waldonys.

Discursos

O procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, foi o primeiro a fazer uso da palavra. “Nesses tempos estranhos, em que vemos crescer a negação do direto e da democracia, o MP tem grandes missões a cumprir. Para guardar as verdadeiras liberdades civis, temos que ser cada vez mais eficientes. Não podemos tolerar a ofensa, a discriminação, a opressão, a destruição e a morte. Temos, antes de tudo, defender, temos de ser fiéis à Constituição”, afirmou Manuel Pinheiro Freitas.

Após, a presidente do CNPG, Ivana Cei, se manifestou. Ela compartilhou um pensamento de Fernando Sabino: “Façamos da interrupção, o caminho novo. Da queda, um passo de dança. Do medo, uma escada. Do sonho, uma ponte. Da procura, um encontro”.

Em seguida, o presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, discursou e saudou a presença de todos os participantes. Ele relembrou desafios da pandemia e o enfrentamento de um movimento reformista no perfil de atuação das instituições, especialmente do sistema de Justiça e do Ministério Público. “Verificamos uma série de iniciativas e investidas que buscam fragilizar o nosso modelo constitucional, principalmente na tentativa de atingir a independência funcional e a irredutibilidade de vencimentos”, disse.

Murrieta pontuou que desde 2020 a CONAMP e as afiliadas, em conjunto com entidades parceiras, estão trabalhando em um esforço acima do comum para resguardar os instrumentos de atuação do MP, bem como a capacidade dos membros para exercer livremente as funções constitucionais. “Não há dúvida que o Ministério Público brasileiro é integrado por mulheres e homens fortes que desejam atuar de forma eficiente para proporcionar melhorias na sociedade brasileira. Convoco a todos a exaltar nossa instituição, festejar nossa vocação e olhar com altivez para o futuro, pois estejam seguros que somos e seremos sempre defensores dos interesses da sociedade”, finalizou.

O presidente da ACMP também falou aos presentes. Herbet lembrou que o congresso retorna ao Ceará após 24 anos, quando ocorreu a 12ª edição do evento. Em nome do ex-presidente da ACMP, Edilson Santana, que promoveu o evento em 1998, Herbert homenageou os membros aposentados: “registro e destaco a luta de todos os bravos colegas aposentados que tornaram o MP uma instituição pujante, forte e respeitada perante a sociedade”. Na oportunidade, Edilson recebeu de Herbet uma placa em homenagem aos relevantes serviços prestados ao Ministério Público brasileiro.

“O Ministério Público hoje está em festa. O nosso encontro será essencial para o fortalecimento da instituição que tão bem representa a sociedade. E aqui estamos para fazer o que amamos: discutir sobre o aprimoramento do MP e da sociedade”, ressaltou. Ao fim, ele também homenageou Maurícia Furlani, coordenadora do evento; Mayara Menezes Muniz, 2ª vice-presidente da ACMP; e Ana Vládia Gadelha Mota, diretora da ACMP – as três integraram a comissão organizadora.

Luciano Nunes Maia Freire, representante do procurador-geral da República, também foi à tribuna. Ele ressaltou a felicidade de participar do congresso, "o primeiro grande evento jurídico pós pandemia". Luciano destacou a permanente preocupação do procurador-geral de Justiça com a efetividade do sistema de Justiça, um dos pilares fundamentais do Estado Democrático de Direito. Ele destacou a continuidade da Justiça apesar da pandemia, com aumento significativo da produtividade, indiciando a necessidade de identificar o que é preciso ser aperfeiçoado no sistema digital.

O presidente do STJ falou sobre a emoção de lembrar “na memória e no coração a marca indelével do período em que, no final da década de 1970, aos 22 anos, iniciei a minha atuação nas carreiras jurídicas, como promotor de justiça do meu Estado de Alagoas, onde também o meu pai e o meu irmão integraram essa nobre instituição”. O ministro Humberto Martins disse que “no tocante à pandemia e ao período pós-pandemia, devemos agir, principalmente, nos valendo de todas as experiências, acrescentando a elas o aprendizado e a atualização tecnológica adquiridos nesses últimos meses, de modo a renovarmos nosso compromisso com a Justiça, com o labor e com o cidadão”.

“Tenho fé nas pessoas e acredito nas instituições democráticas e no Sistema de Justiça, na certeza de que vivenciaremos dias melhores para o Brasil, o que, para se concretizar, não pode prescindir da participação do Ministério Público brasileiro, enquanto “instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado” e a quem o constituinte incumbiu a “defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”. De mãos dadas: instituições democráticas, magistratura e cidadania!”, finalizou o presidente do STJ.

O governador do Ceará também fez uso da palavra. Camilo Santana deu boas vindas "à terra da luz, à terra da liberdade" e falou sobre a superação da maior crise sanitária dos últimos 100 anos da humanidade."A pandemia deixou mais evidente as cicatrizes das desigualdades sociais do país. O Ministério Público é fundamental no processo de construir uma sociedade mais humana. Um MP forte significa uma sociedade democrática, significa a garantia dos dieritos fundamentais da população", declarou.

Com a finalização da cerimônia, os participantes do congresso participaram de um coquetel com as apresentações musicais dos cantores Fagner e Xand.

O XXIV Congresso Nacional do Ministério Público termina no dia 25 de março.

O evento é realizado pela CONAMP e pela Associação Cearense do Ministério Público. Apoio institucional: AESBE, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; CNPG; ESMP; CEAF; e MPCE. Patrocínio Diamante: Governo do Estado do Ceará; Banco do Brasil; BNDES; Caixa Econômica; Banco do Nordeste; Ministério do Turismo; Governo Federal. Patrocínio Ouro: Sebrae; AEGEA; CAGECE; MOB; Multimarcas; Siena; Wirelink. Patrocínio Prata: CNI; CNSEG; Instituto Combustível Legal; Ipiranga; SAJ; AWS; Vale. Patrocínio Bronze: ABE Eólica; INPEV; Prefeitura de Fortaleza; Recicla Latas. Apoiadores: ABEGAS; Três Corações; Cajuína São Geraldo; SERVNAC; CSPECEM; Grupo Edson Queiroz; ENEL; Latam Airlines; LDB Cargas; Grupo Marquise; M DIAS BRANCO; NATVITA; Haras Primavera; Café Santa Clara; SESI; Sindionibus; Solar Coca Cola; Coca Cola Brasil; Tijuca Alimentos; Unifor; Cabana Del Primo; L’Ô; Hard Rock Café.

 

IMG 8388 Pequeno

DSC 0216 Pequeno

DSC 0266 Pequeno

WhatsApp Image 2022 03 24 at 19.03.12

IMG 5650 Pequeno

 DSC 0296 Pequeno

DSC 0303 Pequeno

DSC 0325 Pequeno

WhatsApp Image 2022 03 24 at 19.03.02

IMG 8580 Pequeno

WhatsApp Image 2022 03 24 at 19.03.021

IMG 8586 Pequeno

IMG 8555 Pequeno



Imprimir