Evento

Ceará, Rio Grande do Sul , Minas Gerais e São Paulo são os campeões do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público

Ceará, Rio Grande do Sul , Minas Gerais e São Paulo são os campeões do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público

Com um grande espetáculo esportivo, coordenado pela Associação Amazonense do Ministério Público, a sede do futebol amazonense recebeu as finais do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público, neste domingo (19). Na Arena Amazônia consagraram-se campeões os times do Ceará (Sênior), Rio Grande do Sul (Super Master), Minas Gerais (Master) e São Paulo (Força Jovem).

Em um jogo bastante disputado, a equipe cearense levou a melhor contra o Paraná na categoria Senior. A ACMP marcou dois gols contra 1 da equipe adversária - APMPPR. Antônio Carlos do Paraná e José Evilazio Alexandre do Ceará marcaram um gol cada no primeiro tempo. A esperança para o título saiu dos pés do camisa 15, Dr. Francisco Nildo Façanha. Placar final Ceará 2 x 1 Paraná.

O jogo que definiu o terceiro lugar da categoria aconteceu no campo dois, simultaneamente à disputa do título. A AMPEM e a AMPERJ disputaram na raça até os últimos segundos. Quem abriu o placar foi a equipe carioca com o camisa 5, defendida pelo Dr. Eduardo Monteiro. No segundo tempo, o Maranhão empatou com o Dr. Lindonjonson de Souza. O gol da vitória da AMPERJ ficou por conta de Rubem José Bastos, o camisa 19. Placar final Rio de Janeiro 2 x 1 Maranhão.

O Rio Grande do Sul venceu o Maranhão por 1 a 0, consagrando-se o campeão da categoria Super Master. Quem fez o gol da vitória foi o Dr. Dawi Lopes Rodrigues, que usou a camisa 7. Na disputa pelo terceiro lugar quem se deu bem foi a equipe de São Paulo, que fez 3 a 1 contra o time Paraíba/Pernambuco. Pela equipe da APMP/SP os gols foram marcados por Marcelo Freire e Marcelo Orlando. O terceiro saiu de um gol contra marcado pelo camisa 10 do time adversário. Pela Paraíba/Pernambuco quem marcou foi o Dr. Muni Azevedo.

Na categoria Master, o título ficou com o time de Minas Gerais - que venceu o Paraná nos pênaltis. No tempo normal, o Paraná estava com 3 a 2, quando o Dr. Guilherme Roedel deixou tudo igual com um gol de falta. Nos pênaltis, William Garcia, Henrique Otero e Marcelo Fernandes marcaram para o time mineiro. Para o Paraná marcaram Gustavo Bravo e Francisco de Carvalho.

Na disputa do terceiro lugar, o time Maranhão levou a melhor. A equipe venceu por 3 a 2 o time do Ceará nos pênaltis. Para o Maranhão marcaram Denys Lima, Felipe Augusto e Crystian Gonzales. Para o Ceará marcaram Rodrigo Manso e Wander de Almeida.

Na categoria Força Livre, São Paulo e Mato Grosso do Sul se enfrentaram na última final do torneio. Quem levou a melhor foi a equipe paulista com gols de Rafaele de Filippo, no primeiro tempo, e de Marcos Vieira no segundo. Já o Mato Grosso marcou apenas um gol com Allan Carlos.

No terceiro lugar, Minas Gerais e Goiás se enfrentaram sob o sol manauara. O primeiro tempo terminou em 0 a 0. No segundo tempo da partida, a equipe goiana levou a melhor e fez um gol com Márcio Vieira, fechando o placar final.

O torneio foi organizado pela Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) com o apoio da CONAMP. Em 2023, a 20ª edição do torneio será promovida Associação Paraibana do Ministério Público.

Premiação

O momento da premiação foi um dos mais especiais das finais da competição. A Associação Amazonense do Ministério Público entregou medalhas aos campeões, aos vice-campeões e para os times das associações que ficaram em terceiro lugar, de cada categoria. Nesta edição, foram escolhidos ainda o goleiro menos vazado de cada categoria, o melhor jogador de cada categoria e o artilheiro do torneio.

"Chegamos no último dia do evento que é a concretização de um sonho e fechamos com chave de ouro. O nível de alegria e satisfação é muito grande, mas o maior sentimento é de gratidão. Gratidão à equipe da AAMP, que está nessa batalha desde o primeiro momento. Gratidão também ao Governo do Amazonas, a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), a Secretaria de Cultura (SEC), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e todos os nossos patrocinadores. Então, eu acho que o XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público termina como começou: em grande estilo. Um sentimento de alegria de amor muito grande ao esporte, à vida. O Amazonas mostra que é capaz de sediar grandes eventos como esse", destacou Samartin.

O evento esportivo contou ainda com o apoio da Multimarcas Consórcios; Latam; Gol; Azul; Federaçao da Indústria Amazonense (Fieam), do Sesi; Águas de Manaus; Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus); Faber Castell, Saúde Atende; Sicredi; Softplan, Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM), MAG Seguros, Santa Cláudia, TV Encontro das Águas e JSK Burgers.

O presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Elias, esteve presente durante os jogos das finais do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público. Ele ressaltou a importância da competição para o Estado do Amazonas.

"Estamos muito felizes de receber um evento dessa magnitude. O Amazonas só ganhou recebendo todas as delegações, que abrilhantaram com esse show esportivo. Quero parabenizar a Associação Amazonense do Ministério Público pelo grande torneio", destacou.

Homenagem

A Associação Amazonense do Ministério Público, por meio do Promotor Alessandro Samartin de Gouveia, homenageou o irmão do Promotor de Justiça aposentado e controlador-geral do Amazonas, Otávio de Souza Gomes, o senhor Ovídio de Souza Gomes. Torcedor fervoroso da equipe amazonense, ele sempre acompanhou a delegação do Amazonas em todos os torneios.

"O Ovídio é uma pessoa incrível, especial e que acompanha sempre a delegação do Amazonas que nós fomos. Ele anima a torcida e está sempre conosco. Nós resolvemos prestar essa homenagem, com aval da Conamp, principalmente, nesse momento que o Amazonas recebe o torneio nacional. Então a gente está muito feliz, acho que é uma justa homenagem e que só engrandece o torneio pela importância que o Ovídio tem para a nossa torcida, e para o Amazonas".

Arbitragem profissional

A arbitragem do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público é feita pela Liga de Árbitros do Amazonas (@aafamreferee2021). De acordo com o presidente da AAMP, Promotor Alessandro Samartin de Gouveia, os árbitros acabam sendo educadores dos atletas, por meio da aplicação da regra, que é parte importantíssima do jogo. Disciplina, respeito às decisões e conscientização sobre o papel dos atores de uma partida também são valores que a boa arbitragem reforça.

"Com certeza Manaus e a Associação Amazonense do Ministério Público escreveram seus nomes na história dessa competição, que tem sido muito elogiada graças ao empenho de toda a equipe, as meninas da AAMP e todas as pessoas que carregam o emblema da associação e que contribuíram dando o seu sangue para que esse evento acontecesse na forma magnífica que tem ocorrido", finalizou Samartin.

Com informações e fotos da AAMP

Resultados por dia: Primeiro dia, segundo dia, terceiro dia

 WhatsApp Image 2022 06 20 at 12.33.19 Personalizado

WhatsApp Image 2022 06 20 at 12.33.18 Personalizado

WhatsApp Image 2022 06 20 at 12.33.22 Personalizado

WhatsApp Image 2022 06 20 at 12.33.23 Personalizado

WhatsApp Image 2022 06 20 at 12.33.08 Personalizado

WhatsApp Image 2022 06 20 at 12.33.07 Personalizado

WhatsApp Image 2022 06 20 at 12.33.10 Personalizado

WhatsApp Image 2022 06 16 at 11.38.27 Personalizado

WhatsApp Image 2022 06 18 at 13.55.04 Personalizado

WhatsApp Image 2022 06 18 at 13.55.06 Personalizado

WhatsApp Image 2022 06 18 at 13.55.07 Personalizado



Imprimir