Evento

CONAMP participa do XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais

CONAMP participa do XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais

No dia 04 de agosto, em Belo Horizonte (MG), o presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, participou da abertura do XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais, promovido pela Associação Mineira do Ministério Público (AMMP).

Além de Murrieta, compuseram a mesa de abertura autoridades como Norma Cavalcanti, presidente do CNPG e Procuradora-Geral do Estado da Bahia, Jarbas Soares Junior, Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, o  Corregedor-Geral do MPMG, Marco Antonio Lopes de Almeida, a Defensora-Pública geral do Estado, Raquel Gomes de Souza da Costa, o Presidente do TRE-MG Maurício Soares, o Secretário-Geral de Minas Gerais, Marcel Dornas Beghni, o Procurador-Geral de Belo Horizonte, Hércules Guerra representando a prefeitura de BH, a Vice-Presidente da Amagis, Rosimere Couto; além da Diretoria AMMP, representada por sua Presidente, pela Vice-Presidente, Luz Maria Romanelli de Castro e pelo Diretor Cultural, Francisco Generoso.

Abrindo o circuito de palestras do primeiro dia, a ex-Juíza do Tribunal Internacional de Haia, Sylvia Steiner, abordou as atribuições da Procuradoria junto ao Tribunal Penal Internacional: desafios do Ministério Público contemporâneo. Na sequência, Fernando Armando Ribeiro abordou o direito, literatura e transformação social, tendo como presidente de mesa o Promotor de Justiça Leonardo Costa Coscarelli.

O Ex-Advogado-Geral da União, Fábio Medina Osório, palestrou sobre compliance anticorrupção empresarial. O Promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior presidiu a mesa.

Fechando as palestras do primeiro dia, a jornalista e escritora Daniela Arbex, autora premiada pelo Prêmio Jabuti e APCA, tematizou em sua fala o jornalismo investigativo no âmbito do Ministério Público. O Diretor Cultural, Francisco Generoso, foi o presidente da mesa. A cobertura de eventos como o incêndio da Boate Kiss e a tragédia de Brumadinho são marcos na carreira da jornalista.

Teses, painéis e palestras

O segundo dia do XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais provocou debates importantes em diferentes áreas. Nos painéis, destaque para saúde mental, sustentabilidade, direito do consumidor e meio ambiente. Já os tesistas apresentaram discussões sobre direito criminal, cível e especializado, enquanto os palestrantes debateram sobre comunicação digital, atualizações no direito penal e inovação institucional.

As teses, que provocaram reflexões importantes ao trabalho do MP, foram apresentadas na parte da manhã. Paralelamente, ocorria o painel sobre “Sustentabilidade e desenvolvimento econômico: a importância da interação entre os atores”, presidido pela Diretora Financeira da AMMP e Presidente da FESP, Júnia Barroso Oliveira Balsamão.

O painel contou com dois enfoques: o primeiro abordou o meio ambiente, tratado pelo Promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, José Fernando Coura (Sindiextra) e Humberto Alves de Vasconcelos Lima (Future Carbon Group).

Já o segundo enfoque do painel tematizou o direito do consumidor, com o Promotor de Justiça Fernando Rodrigues Martins, Carlo Rodrigo Facccio (Instituto Combustível Legal), Guido Silveira (Ipiranga) e Solange Beatriz Palheiros (CNSEG).

A Academia de Letras do MPMG também teve seu próprio painel, com poemas recitados pelo ex-presidente da AMMP, Joaquim Cabral Netto, contando com o pronunciamento do presidente da Academia, Duarte Bernando Gomes e da acadêmica Selma Maria Ribeiro Araujo.

Encerrando o cliclo de painéis, foi abordada a temática da saúde mental no trabalho no âmbito do Ministério Público, conduzido pela psicóloga e pesquisadora Silvia Generali e presidido pelo Promotor de Justiça Luciano Moreira de Oliveira.

No início da tarde, os participantes se reuniram para a plenária presidida pela vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, oportunidade em que as teses foram votadas.

O Promotor de Justiça e mestre em Direito Penal, Cleber Masson, deu início ao ciclo de palestras. O tema abordado foi “Questões atuais do Direito Penal”. O Promotor de Justiça Lucas Francisco Romão e Silva foi o presidente de mesa.

O jornalista e apresentador Marcelo Tas também esteve presente no evento, propondo reflexões com o tema “A comunicação na aceleração digital”, tendo como presidente de mesa a Promotora de Justiça Fernanda de Paula Silva.

O XIV Congresso Estadual do Ministério Público foi encerrado com um olhar para o futuro. O Ministro do TCU, Antonio Anastasia palestrou sobre “os caminhos do Ministério Público e as fronteiras da inovação”, tema da edição deste ano. Em entrevista para a AMMP, afirmou que “a sociedade avança a galope. Precisamos acompanhar isso”.

Com informações e fotos da AMMP

52273992588 4395dd580e c Personalizado

52274462615 812a038d7d c Personalizado

52274239499 f79d1535ce c Personalizado

52274240269 228881a54d c Personalizado



Imprimir