Evento

Segundo dia do Congresso CONAMP Mulher destaca atuação do Ministério Público e direitos das mulheres

Segundo dia do Congresso CONAMP Mulher destaca atuação do Ministério Público e direitos das mulheres

No dia 15 de junho de 2023, o evento Congresso CONAMP Mulher, promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), teve continuidade na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília. O segundo dia de palestras contou com debates relevantes sobre a atuação do Ministério Público com perspectiva de gênero, governança, sustentabilidade, meio ambiente, liderança feminina, novas tecnologias e a proteção dos direitos das mulheres.

A primeira palestra do dia foi intitulada "Atuação do Ministério Público com perspectiva de gênero na vanguarda das transformações" e foi proferida por Ivana Farina, Procuradora de Justiça do MPGO. A mesa foi presidida por Maria Dias, promotora de Justiça do Estado do Paraná. O tema trouxe reflexões sobre a importância de abordar questões de gênero na atuação do Ministério Público, visando contribuir para as transformações sociais necessárias para a igualdade e justiça de gênero.

Em seguida, foi realizado o segundo painel com o tema "Governança, Sustentabilidade, Meio Ambiente e Mulheres em Situação de Liderança", presidido por Juliana Limeira Teixeira, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (AMPERN). Diversos painelistas trouxeram suas contribuições, incluindo Acelma Cristina Silva, Especialista Jurídica da Diretoria do Banco do Brasil; Cristiane Silva Leite, Vice Presidente de Planejamento e Controle do Grupo Ipiranga; Karine Susan de Cuesta, Promotora de Justiça do MPRJ; Maria Paula Cassone Rossi, Juíza Auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e Silmara Olívio, Vice Presidente de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola. O painel abordou a importância da participação feminina em cargos de liderança e os desafios enfrentados pelas mulheres nesses espaços.

A terceira palestra do dia trouxe o tema "Novas Tecnologias e a Proteção dos Direitos das Mulheres", com a presidência de mesa da promotora de Justiça da Paraíba, Anita Bethania Silva da Rocha, e a relatoria da promotora de Justiça do Rio de Janeiro, Roberta Rosa Ribeiro. Os painelistas presentes foram Aline Mendes Franco, Promotora de Justiça do MPMS e Coordenadora Adjunta do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar; Clarissa Carlotto Torres, Promotora de Justiça do MPMS; Luciana Galão, Diretora de Marketing da Techbiz; Paloma Maria Santos, Analista de novos negócios da Softplan; Paulo Passos, Procurador de Justiça do MPMS e Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); e Vanessa Fusco, Promotora de Justiça do MPMG e Coordenadora do Gabinete de Segurança e Inteligência. O painel discutiu o impacto das novas tecnologias na proteção dos direitos das mulheres, bem como os desafios e oportunidades apresentados por essas ferramentas.

Por fim, o encerramento do evento ficou a cargo da Subprocuradora-Geral da República, Raquel Dodge, que abordou o tema "A atuação do Ministério Público em defesa da mulher no Estado democrático de direito". A palestra de Dodge trouxe reflexões sobre o papel do Ministério Público na promoção dos direitos das mulheres e na construção de um ambiente mais igualitário e justo.

O segundo dia do Conamp Mulher proporcionou debates enriquecedores e reflexões importantes sobre a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos das mulheres, a igualdade de gênero e a necessidade de transformações sociais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O evento demonstrou o compromisso da Conamp em promover discussões relevantes e fomentar a participação feminina no âmbito do Ministério Público.

O evento promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) contou com o apoio institucional da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento, da JusPrev, do MPDFT, do Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público e da Trata Brasil. Patrocínio: AEGEA, Banco do Brasil, Coca-Cola, Grupo TechBiz, Instituto Combustível Legal, Inpev, Ipiranga,  Saj Softplan, Sebrae, Siena Corretora de Seguros e Terracap.

RUY 5864

RUY 6075

RUY 6276

RUY 6381



Imprimir