Evento

CONAMP Mulher encerra com palestra de Raquel Dodge e entrega de homenagens

CONAMP Mulher encerra com palestra de Raquel Dodge e entrega de homenagens

O encerramento do Congresso CONAMP Mulher, no dia 15 de junho, foi marcado pela palestra da subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge.

O evento promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) correu nos dias 14 e 15 de junho de 2023 e contou com o apoio institucional da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento, da JusPrev, do MPDFT, do Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público e da Trata Brasil. Patrocínio: AEGEA, Banco do Brasil, Coca-Cola, Grupo TechBiz, Instituto Combustível Legal, Inpev, Ipiranga,  Saj Softplan, Sebrae, Siena Corretora de Seguros e Terracap.

O tema abordado por Dodge foi "A atuação do Ministério Público em defesa da mulher no Estado democrático de direito".

Ao saudar o presidente da Conamp, Manoel Murrieta, e a coordenadora da comissão de mulheres da entidade, Deluse Amaral, Raquel Dodge enfatizou a importância do congresso, declarando: "Este congresso Conamp Mulher já nasce histórico". A subprocuradora-geral ressaltou que a defesa da mulher em um mundo tão desigual é uma tarefa contínua e desafiadora. Ela afirmou: "Aqui começamos e não sabemos quando terminaremos. Primeiro porque alcançar igualdade é difícil e mantê-la para evitar retrocesso pode ser ainda mais difícil, pois as barreiras são muitas, são sutis e dissimuladas e os adversários são persistentes".

Raquel Dodge expressou confiança de que o Ministério Público sairá fortalecido e mais empoderado a partir desse evento. Ela ressaltou que a busca pela igualdade é um direito individual indisponível que deve ser defendido. Dodge enfatizou que o objetivo não é apenas buscar igualdade dentro das instituições do Ministério Público, mas sim para todas as mulheres, especialmente aquelas que enfrentam múltiplas formas de opressão: "As negras, as pobres, as indígenas, as violentadas, as confinadas, as reprimidas e também aquelas que, como nós, tiveram oportunidade e gozaram de respeito, mas querem que suas prerrogativas sejam asseguradas".

A subprocuradora-geral destacou a necessidade de agir firmemente em favor das mulheres, evitando que uma agenda de desigualdade se perpetue no Brasil. Ela ressaltou: "É preciso agir de modo firme em favor das mulheres, não permitindo que se perpetue uma agenda de desigualdade no Brasil que é profunda". Dodge enfatizou a importância de exigir igualdade de gênero dentro das instituições para serem respeitadas.

Homenagem

Após a palestra, foram entregues placas em homenagem às mulheres que fazem diferença na materialização da equidade de gênero no Brasil. A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), a deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), a deputada Leda Borges (PSDB-GO), Eunice Carvalhido, procuradora de Justiça do MPDFT, e Fábia de Melo Fournier, promotora de Justiça do MPPA, foram homanegeadas.

O congresso Conamp Mulher reuniu membros do Ministério Público de todo o país, especialistas, ativistas e representantes da sociedade civil para discutir e promover a igualdade de gênero e a defesa dos direitos das mulheres. O evento contribuiu para fortalecer a atuação do Ministério Público nessa área e reforçar o compromisso com a busca pela justiça e igualdade de gênero no Brasil.

Certificados

Os certificados de todos os congressistas do evento estão disponíveis no site da CONAMP. Basta fazer o login e acessar a seção “Meus eventos”. Clique aqui e acesso tutoiral de download do certficado.

RUY 6488

RUY 6470

RUY 6500

RUY 6468



Imprimir