Evento

7ª Conferência Regional da IAP na América Latina: Unindo forças para a justiça e a defesa dos direitos fundamentais

7ª Conferência Regional da IAP na América Latina: Unindo forças para a justiça e a defesa dos direitos fundamentais

A cerimônia de abertura da 7ª Conferência Regional da International Association of Prosecutors (IAP) na América Latina foi marcada por momentos de inspiração e comprometimento com a busca da justiça e da defesa dos direitos fundamentais. O evento, realizado no Teatro José de Alencar, em Fortaleza, no Ceará, teve a honra de receber renomados palestrantes, representando instituições de destaque no âmbito do Ministério Público. O evento foi realizado com o apoio dos patrocinadores: Aegea; Arcelor Mittal; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Cagece; Governo do Ceará; Aesbe; Senai; Sesi; SAJ Softplan; Grupo TechBiz; e Siena Corretora de Seguros.

Sob o título "Unindo forças para a justiça e a defesa dos direitos fundamentais", a cerimônia foi conduzida pelo ilustre Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas. Em seu discurso de abertura, destacou a importância da conferência como um fórum de intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os membros do Ministério Público da América Latina. O Procurador-Geral expressou seu entusiasmo com a oportunidade de fortalecer laços institucionais internacionais e ressaltou o papel fundamental do Ministério Público na defesa dos direitos fundamentais e do Estado de Direito.

Em seguida, o Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Manoel Murrieta, proferiu um discurso inspirador, enfatizando o compromisso da CONAMP em promover a excelência na atuação do Ministério Público e a defesa incansável dos princípios democráticos. Murrieta ressaltou a importância da união e do diálogo entre os membros do Ministério Público latino-americano para enfrentar os desafios complexos da atualidade. Ele citou o escritor cearense José de Alencar, afirmando que "o sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis".

A presença do Presidente da International Association of Prosecutors (IAP), Juan Bautista Mahiques, trouxe um caráter global à cerimônia de abertura. Mahiques ressaltou a relevância do evento como um momento de união e troca de experiências entre promotores de justiça de diferentes países. Ele destacou a necessidade de um trabalho conjunto para fortalecer a justiça, a segurança jurídica e o combate à criminalidade em escala internacional.

O Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, também compartilhou palavras de reflexão, destacando os desafios enfrentados pela sociedade atual e a importância do Ministério Público na busca por soluções. Ele ressaltou a necessidade de autonomia institucional, financeira e de atuação do Ministério Público para que os direitos da população sejam efetivamente garantidos.

Han Mooral, Secretário-Geral da IAP, encorajou a colaboração e o compartilhamento de boas práticas entre os membros da associação. Ele expressou sua satisfação em dar início à conferência e destacou o Brasil como um ambiente propício para a troca de experiências, devido à sua diversidade cultural.

Ao longo dos próximos dias, os participantes terão a oportunidade de participar de painéis, workshops e debates enriquecedores, fortalecendo ainda mais o papel essencial do Ministério Público na construção de sociedades mais justas e seguras. A presença de personalidades como o desembargador Antonio Abelardo Benevides Morais, o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público Moacyr Rey Filho, o procurador-geral de Justiça do Tocantins Luciano Cesar Casaroti, entre outros, reforça o compromisso dessas instituições com a busca pela justiça e pelos direitos fundamentais.

A 7ª Conferência Regional da IAP na América Latina promete ser um marco para a cooperação internacional e a troca de conhecimentos, oferecendo a oportunidade de fortalecer as bases para um sistema de justiça mais eficiente e equitativo. Juntos, os membros do Ministério Público latino-americano e mundial estão empenhados em construir um futuro melhor, onde a justiça prevaleça e os direitos humanos sejam respeitados em sua plenitude.

WhatsApp Image 2023 06 29 at 09.09.402

WhatsApp Image 2023 06 29 at 09.09.41

WhatsApp Image 2023 06 29 at 09.09.403

WhatsApp Image 2023 06 29 at 09.09.411

WhatsApp Image 2023 06 29 at 09.09.48

WhatsApp Image 2023 06 29 at 09.09.401



Imprimir