NOTA PÚBLICA

CONAMP expressa admiração, respeito e apoio aos membros do MP que atuam no Tribunal do Júri

Nota de Apoio aos Promotores e Promotoras de Justiça dos Tribunais do Júri

Aos dedicados promotores e promotoras de justiça que atuam nos tribunais do júri em todo o Brasil.

Gostaríamos de expressar nossa profunda admiração e respeito pelo trabalho incansável que vocês desempenham diariamente em prol da defesa da vida, da justiça e da sociedade brasileira. Reconhecemos a complexidade e a responsabilidade que envolvem a atuação nos tribunais do júri, onde as decisões têm impactos profundos na vida das pessoas e, sobretudo, na prevenção de novos atos de violência contra o mais valioso bem jurídico do ser humano.

A busca pela verdade e pela justiça, em casos muitas vezes repletos de nuances e desafios, exige não apenas conhecimento técnico, mas também comprometimento, integridade, empatia e preparo emocional. Vocês, com sua dedicação e zelo, não raro, renunciando a momentos valiosos de convívio familiar, demonstram diariamente o valor e a importância do Ministério Público na defesa dos direitos da sociedade e na promoção da justiça por intermédio do desempenho de funções essenciais à aplicação da lei.

Entendemos que, em muitos momentos, as pressões e os desafios podem parecer avassaladores. No entanto, saibam que a sociedade brasileira confia em seus trabalhos e reconhece a importância de cada um de vocês na construção de um país mais seguro, justo e igualitário.

A atuação do Ministério Público junto ao tribunal do júri tem o condão de representar a única forma de levar um mínimo conforto aos corações enlutados daqueles que, precocemente, perderam seus entes queridos.

Independentemente dos reiterados ataques e perseguições sofridos, desejamos enfaticamente que continuem a encontrar força, inspiração e apoio em sua missão. A justiça, quando promovida com paixão e dedicação, tem o poder de transformar realidades e construir um futuro melhor para todos.

A CONAMP seguirá firme no apoio aos colegas que atuam no júri, no acompanhamento dessas demandas de ataque, no enfrentamento dessas questões sempre com o intuito de fortalecer o exercício forte do MP no Tribunal do Júri, na defesa da vida e na defesa das vítimas.


Com estima e gratidão,

Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares
Presidente da CONAMP

Confira versão em PDF



Imprimir