Evento

Conferência Internacional de Cooperação no Combate aos Crimes Cibernéticos será realizada no Rio de Janeiro

Conferência Internacional de Cooperação no Combate aos Crimes Cibernéticos será realizada no Rio de Janeiro

No dia 6 novembro, irá ocorrer a Conferência Internacional de Cooperação no Combate aos Crimes Cibernéticos, evento presencial promovido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). A conferência será realizada no auditório do edifício-sede, na Avenida Marechal Câmara, nº 370, 9º andar, no Centro, acontece a partir das 10 horas e as inscrições podem ser realizada no site do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ).

O evento terá a presença de especialistas nacionais e estrangeiros, que falarão sobre uma das tendências recentes das organizações criminosas. O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participará da mesa de abertura, ao lado de Juan Bautista Mahiques, procurador-geral de Buenos Aires e presidente da Associação Internacional de Procuradores (IAP), e de César Mattar Jr., procurador-geral de Justiça do Pará e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), e de Manuel Murrieta, presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e representante do IAP na América Latina.

O primeiro painel da conferência “A cooperação internacional nos crimes cibernéticos e o diálogo com as ordens jurídicas internas: infrações locais e ameaças globais”, reunirá o presidente da Câmara Nacional Argentina de Apelações em Matéria Penal e Correicional Federal, Mariano Llorens, que falará sobre a importância da cooperação internacional na investigação do crime cibernético, a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Cibernético Organizado Transnacional, e mecanismos de cooperação formais e informais, e o assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcelo Malagutti, que abordará os desafios globais em Segurança Cibernética.

A seguir, o painel “Programa Global do UNODC na luta contra o Cibercrime. Cibercriminalidade em suas distintas expressões. O fenômeno das fake news e os riscos que oferece” terá a coordenadora regional do Programa Global de Crimes Cibernéticos para a América do Sul (UNODC), Mariana Kiefer, falando sobre o UNODC, o delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marcos Felipe Pereira Gonçalves Gomes da Motta, palestrando sobre a cibercriminalidade, e o promotor de Justiça do MPRJ, André Farah, falando sobre a disseminação de fake news e os riscos à democracia.

No terceiro painel do dia “Os desafios na investigação criminal dos crimes cibernéticos. O combate aos crimes cibernéticos à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores. Convenção de Budapeste”, o promotor de Primeira Instância da Promotoria Criminal e Contravencional nº 17, especialista em crimes e contravenções informáticas do Ministério Público da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Tomás Vaccarezza, falará sobre o uso de ferramentas de pesquisa modernas, a procuradora de Justiça do MPMS, Ana Lara Camargo Castro, sobre o combate aos crimes cibernéticos à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores, e o professor universitário e especialista em crimes cibernéticos, Cristos Velasco, sobre a Convenção de Budapeste e o segundo protocolo adicional à mesma.

No último painel do dia, “Cadeia de custódia da prova digital. A especialização do Ministério Público no combate aos crimes cibernéticos”, o promotor de Justiça do MPRJ, Décio Alonso, falará sobre a cadeia de custódia da prova digital, e o promotor de Justiça do MPSP e integrante do CyberGaeco da instituição, Richard Encinas, palestrará sobre a importância da criação de estruturas especializadas do Ministério Público no combate aos crimes cibernéticos.

Veja aqui a programação.

Com informações e fotos do MPRJ e do IERBB/MPRJ



Imprimir