Evento

CONAMP participa de conferência internacional de cooperação contra crimes cibernéticos

CONAMP participa de conferência internacional de cooperação contra crimes cibernéticos

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, participou, no dia 6 de novembro, da Conferência Internacional de Cooperação no Combate aos Crimes Cibernéticos, sediada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Especialistas de diversos países que atuam no enfrentamento aos crimes praticados através do ambiente digital compartilharam experiências, discutiram maneiras de aprimorar as investigações, relataram alguns dos principais desafios e apontaram caminhos para avançar no tema. Murrieta, pontuou que as palestras são importantes para a capacitação de quem atua na área e para a conscientização da sociedade em geral.

O procurador-geral de Justiça de Buenos Aires e presidente da Associação Internacional de Procuradores (IAP), Juan Bautista Mahiques, apontou que é necessário pensar em políticas públicas e estratégias de cooperação para combater a ciberdelinquência, com soluções inovadoras e rápidas, como o uso de ferramentas baseadas em inteligência artificial. "Considero que essas conferências internacionais e plataformas de cooperação são âmbitos propícios para intercambio de experiência e para estreitar laços que nos permitam enfrentar juntos os desafios que impõem esse tipo de delito", disse Juan, que elogiou a iniciativa do MPRJ. "Este evento é uma demonstração da relevância institucional que representa aos Ministérios Públicos a persecução penal desses ilícitos cometidos em territórios digitais". 

Na ocasião, os MP’s de Alagoas, DF, Pará e Rio de Janeiro assinaram um protocolo de intenções para o intercâmbio de informações e conhecimento em matéria de cibercrime entre as diferentes unidades do MP.

 Confira a íntegra do evento:

Com informações e fotos do MPRJ



Imprimir