
Uma delegação brasileira composta por 20 integrantes participará do 3º Congresso Internacional da Federação Latinoamericana de Fiscales (FLF), que ocorrerá em Lima, Peru, entre 28 de abril e 2 de maio de 2025.
O evento tem como tema central "Desafios do(a) Fiscal frente à corrupção e criminalidade organizada nas altas esferas do poder" e reunirá membros dos Ministérios Públicos de 12 países latinoamericanos. A atual presidência da FLF é ocupada pela Procuradora de Justiça brasileira Meri Cristina Amaral Gonçalves (MPAC).
A Procuradora de Justiça Ivana Farina Navarrete Pena (MPGO), com apoio da CONAMP, será palestrante no dia 30 de abril. Apresentará o tema "Perspectiva de Gênero no Sistema de Justiça do Brasil" no painel "La Perspectiva de Género en el Proceso Penal".
O MPGO justificou a participação da Procuradora como relevante para o intercâmbio de conhecimentos sobre desafios comuns aos Ministérios Públicos na América Latina, incluindo a perspectiva de gênero. A palestrante considera o tema pertinente em face do cenário de desigualdade e violência de gênero na região, conforme apontado pela CIDH, e da adoção de protocolos sobre o tema em países latinoamericanos.