conamp

CONAMP prestigia recondução de Lauro Nogueira à chefia do MP/GO

 

Foi realizada nesta quinta-feira (12) a cerimônia de recondução de Lauro Machado Nogueira ao cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO). A presidente da Associação Nacional dos Membros do MP (CONAMP), Norma Cavalcanti, e o presidente da Associação Goiana do MP (AGMP), Benedito Torres, participaram da solenidade.

Em seu discurso, Norma parabenizou Lauro pela recondução e lhe desejou uma caminhada de êxito. A presidente da CONAMP fez ainda um apelo à unidade e à necessidade de o MP fortalecer sua aliança com a sociedade. “Em perfeita simbiose de propósitos com a sociedade, o MP fará o que for necessário para que as instituições não sejam apequenadas”, garantiu.

O presidente da AGMP, em sua fala, também destacou o momento político e econômico atual, com ênfase na urgência de se enfrentar o que classificou como “círculo da corrupção”. De acordo com ele, a corrupção não impede apenas o desenvolvimento econômico do Brasil, mas resulta no próprio enfraquecimento dos seres humanos, pois ela interrompe a esperança individual e social. Neste quadro grave, advertiu Benedito, o Ministério Público deve redobrar sua vigilância.

Por sua vez, Lauro Machado Nogueira relembrou o compromisso assumido quando se propôs a exercer o cargo, ainda no primeiro mandato, o de valorizar a atividade-fim. Ao fazer um rápido balanço das ações realizadas no último biênio, reiterou esse propósito, de seguir destacando e priorizando a atividade finalística. Sobre o momento político vivido pelo País, salientou a necessidade de se contar, agora, com homens públicos que respeitem as instituições e os poderes e que, por essa razão, compreendam o papel do MP. “Diminuir o Ministério Público é atribuir ao cidadão brasileiro estatura menor”, alertou.

Termo de cooperação

A cerimônia no auditório também foi marcada pela celebração de um termo de cooperação técnica entre o MP-GO e o Estado de Goiás, visando reforçar as ações de prevenção e combate à atuação de organizações criminosas.

O documento, assinado pelo procurador-geral e pelo governador Marconi Perillo, prevê o compartilhamento de dados, o apoio a ações de inteligência e a criação de grupos e forças-tarefas destinados a intensificar a atuação das instituições no enfrentamento ao crime organizado. O termo de cooperação também foi assinado pelo secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, e pelo diretor-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski.

Mesa de autoridades

Além dos presidentes da CONAMP e da AGMP, compuseram também a mesa de autoridades da sessão solene o vice-governador, José Eliton; o deputado Hélio de Sousa, presidente da Assembleia Legislativa; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Waldeck Félix de Souza; o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano; o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do MP (CNPG), Eduardo de Lima Veiga; o corregedor nacional do MP, Alessandro Tramujas Assad; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Aldon do Vale Taglialegna; o comandante de Operações Especiais do Exército, general Júlio César de Arruda; o procurador-chefe da Procuradoria da República em Goiás, Alexandre Moreira Tavares dos Santos, e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho Janilda Guimarães de Lima.

Fonte: com informações e fotos da Ascom do MP/GO

 

 

Imagem geral

 

 

Lauro Machado

 

Marconi Perillo, Norma Cavalcanti Benedito Torres (sentido anti-horário)



Imprimir