conamp

CONAMP prestigia posse da nova diretoria da ANPR

 

A presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, participou nesta quinta-feira (14) da solenidade de posse da diretoria e do colégio de delegados da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para o biênio 2015/2017. O presidente eleito, José Robalinho Cavalcanti, ocupa o cargo deixado por Alexandre Camanho, que permaneceu na presidência da Associação nos últimos quatro anos. A cerimônia de posse foi marcada por discursos emocionados e a comemoração do reconhecimento do poder de investigação do Ministério Público pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em discurso, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, saudou a nova diretoria e destacou que a posse ocorreu em um dia de festa. “Hoje conseguimos alcançar uma situação que buscamos por mais de dez anos. O STF resolveu em definitivo a questão dos poderes investigatórios do MP, decidindo com apenas um voto contrário, que a Constituição Federal assegura à nossa instituição a possibilidade de realizar por seus próprios meios diligências investigatórias na apuração de crimes em geral”, celebrou.

Robailho, por sua vez, complementou Janot ao lembrar a luta conjunta das associações do MP contra a PEC 37/2011, rejeitada em junho de 2013, que retirava o poder de investigação do Ministério Público. “Superada essa batalha, vamos discutir, agora, uma forma de investigação mais eficiente, o inquérito criminal”, salientou. Ele convidou agentes e delegados de polícia a dialogar e a trabalhar nesse processo. “O combate à corrupção só se manterá se todos nós trabalharmos juntos”, disse.

Além da presidente da CONAMP, integraram a mesa da solenidade a o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; representando a presidência da República, o advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams; o ministro do STF José Francisco Rezek; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima; o presidente da Associação Nacional Do Ministério Público Militar (AMNPM), Giovanni Rattacaso; o presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Elísio Teixeira Lima Neto; e o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Antônio César Bochenek.

 

Fonte: com informações da ANPR

 



Imprimir