conamp

CONAMP prestigia posse do novo PGJ do RS

 

Foi empossado nesta quarta-feira (10) o promotor de Justiça Marcelo Lemos Dornelles no cargo de procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, biênio 2015-2017. Dornelles é o primeiro promotor a assumir a chefia do Ministério Público gaúcho depois da promulgação da Constituição Federal de 1988. O 2º vice-presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, e o presidente da Associação do MP do RS (AMPRS), Sérgio Hiane Harris, participaram da solenidade de posse.

Em discurso, Marcelo Dornelles referiu alguns dos desafios que terá pela frente, mas ressaltou que a Instituição não irá se dobrar às dificuldades. “O MP quer ter o tamanho da Democracia. Nos períodos históricos em que a democracia foi fragilizada, nossa instituição sofreu perdas e limitações. Por outro lado, quando a democracia é forte e madura, como agora, com as instituições funcionando e realizando os seus papéis, o MP está fortalecido e legitimado para realizar suas nobres funções”.

Segundo o novo procurador-geral, o MP alcançou uma maturidade e uma legitimação social que não permite retroceder. “Vivemos em um país continental e que possui problemas sociais do tamanho de seu território. Muito se avançou, mas muito há para se fazer”.

No mesmo evento também tomaram posse os três Subprocuradores-Gerais de Justiça para o próximo biênio: Paulo Emilio Jenisch Barbosa, Assuntos Jurídicos; Ana Cristina Cusin Petrucci, Assuntos Administrativos; e Fabiano Dallazen, Assuntos Institucionais.

 

Fonte: com informações da AMPRS e do MP/RS

 



Imprimir