conamp

Ministro Sérgio Moro participa da abertura do 23º Congresso Nacional do Ministério Público

A abertura oficial do 23º Congresso Nacional do Ministério Público, no dia 4 de setembro, foi marcada pela palestra “Enfrentamento ao crime organizado e à corrupção sistêmica”, ministrada pelo da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro

Diante de um teatro lotado, o ministro afirmou que o Ministério da Justiça continuará investindo no modelo de forças-tarefas para o enfrentamento do crime organizado, lembrando a Operação Mãos Limpas, da Itália, e outras operações, nos Estados Unidos. “No âmbito do Ministério Público, é essencial realizar esse trabalho com forças-tarefas, que são necessárias para que tenhamos bons resultados contra a corrupção e o crime organizado no País”, disse.

Moro também elogiou a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás em criar uma Vara específica para o crime organizado. Ele lembrou que a Vara contra a lavagem de dinheiro de Curitiba, onde ele atuou, foi uma das primeiras do país e que possibilitou operações como a Lava Jato.

Antes da palestra, os presidentes da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, e da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), também manifestaram-se no púlpito

Victor Hugo Azevedo ressaltou que o evento tem por finalidade qualificar melhor os membros da instituição e debater temas relevantes e que buscam uma maior efetividade do Ministério Público em todo o País. “O que queremos é discutir como o Ministério Público pode ser mais efetivo no exercício das suas funções”, explicou.

Já o presidente da AGMP destacou que temas como meio ambiente, controle de políticas públicas, proteção da criança e do idoso, equidade de gênero, direito à saúde e combate à corrupção estarão presentes nas palestras e apresentações de teses do evento.

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Paulo Cézar dos Passos; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também tiveram espaço de fala na solenidade.

A mesa diretiva da abertura do 23º Congresso Nacional do MP também contou com as presenças do governador Ronaldo Caiado, do procurador-geral de Justiça do MPGO, Aylton Flávio Vechi, do presidente do CNPG, Paulo Cezar dos Passos, do corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, do corregedor-geral do MPGO, Sérgio Abinagem, do vice-presidente do TJGO, desembargador Nicomedes Borges, do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim de Castro, do presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio, e dos presidentes da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, e da AGMP, José Carlos Nery, realizadores do evento.

 Fotos: Michele Magalhães e Rosana Sales

 

 



Imprimir