Solenidade

CONAMP prestigia posse do novo PGJ do MPPB

CONAMP prestigia posse do novo PGJ do MPPB

Integrantes da diretoria e do conselho deliberativo da CONAMP participaram, nesta segunda-feira (30), da solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto, para o biênio 2021-2023.

Na ocasião, além do 1º vice-presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, estiveram presentes os presidentes das associações do MP da Paraíba (APMP), Leonardo Quintans; de Pernambuco (AMPPE), Deluse Amaral; e do Rio Grande do Norte (Ampern), Juliana Limeira.

O evento aconteceu na Sala de Concertos do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ/MPPB), seguindo todos os protocolos sanitários para prevenção da covid-19.

A mesa foi presidida pelo ex-procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, e formada ainda pelo governador do Estado, João Azevedo Lins Filho; pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; por membros do Ministério Público brasileiro, a exemplo do corregedor nacional, Rinaldo Reis; do ouvidor nacional, Oswaldo D'Albuquerque; do procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto Freitas, representando o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), do procurador-chefe do MPF na Paraíba, Sérgio Rodrigo Castro Pinto e do procurador-geral adjunto do MPMS, Paulo Passos, indicado para vaga destinada aos Ministérios Públicos Estaduais no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Também integraram a mesa o presidente do TRE-PB, o desembargador Joás de Brito; o defensor público da Paraíba, Ricardo José Barros; o presidente da OAB-PB, Paulo Maia; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; além do presidente da Associação Paraibana do MP (APMP), Leonardo Quintans, e do 1º vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do MP (Conamp), Tarcísio José Souza. Outras autoridades, a exemplo do presidente do TJPB, o desembargador Saulo Benevides, também participaram da solenidade de forma remota.

O presidente da APMP, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, falou em nome da classe. Começou seu discurso, lembrando a dedicação, o trabalho de Francisco Seráphico e o empenho dele para superar as dificuldades, nos últimos quatro anos. Agradeceu pela “confiança irrestrita”, uma vez que integrou a gestão. “Saí, já na reta final de sua gestão, para presidir nossa entidade de classe e mesmo estando posicionado em outro ângulo, seguimos o diálogo e a parceria para o engrandecimento do Ministério Público. Nesse tempo, aprendi muito com Vossa Excelência. Lições de dinamismo, humildade, união. Partilhamos muito, momentos bons e difíceis, mas vencemos! Você foi um grande procurador-geral”, disse.

O presidente da APMP também deu as boas-vindas ao novo PGJ e destacou o prestígio de Antônio Hortêncio junto à categoria. “Meu amigo Hortêncio, o desafio agora está em suas mãos. Não é tarefa fácil. Sabemos das dificuldades: administrar uma instituição com demandas sempre crescentes dentro de uma realidade orçamentária ainda limitada, exercer as sensíveis atribuições da área finalística do procurador-geral de Justiça… Não bastasse os desafios ordinários do cargo, vivemos um período turbulento no país, com crise sanitária e política, reações ao trabalho do Ministério Público, propostas legislativas que podem trazer retrocessos ao combate à criminalidade e a ilícitos no âmbito da improbidade administrativa e eleitoral… Mas, o Ministério Público vive um momento de unidade sem precedentes, que você ajudou a construir e agora tem a missão de preservar e tenho certeza que o fará com maestria. Seguiremos unidos, juntos, em defesa do MP e da sociedade que justifica a nossa existência”, disse.

Com informações e fotos do MPPB

IMG 7455 Personalizado

posse hortencio 10 Personalizado

WhatsApp Image 2021 08 31 at 00.44.18 Personalizado



Imprimir