Solenidade

CONAMP participa da cerimônia de recondução de Jarbas Soares Júnior como procurador-geral de Justiça de Minas Gerais

CONAMP participa da cerimônia de recondução de Jarbas Soares Júnior como procurador-geral de Justiça de Minas Gerais

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, e o secretário-geral da entidade, Romão Ávila Milhan Júnior, estiveram presentes, nesta segunda-feira (12), na solenidade de posse de Jarbas Soares Júnior no cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2023/2024. A presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Larissa Rodrigues Amaral, também participou da cerimônia.

Dando início à solenidade, Jarbas Soares Júnior compôs o dispositivo de honra. Também compuseram a mesa de honra o procurador-geral de Justiça Darcy de Souza Filho; o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; o ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin; o 1º vice-presidente da ALMG, Antônio Carlos Arantes; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o vice-governador eleito de Minas Gerais, professor Mateus; o deputado federal Bilac Pinto; a presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais e procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; a vice-procuradora-geral da República, Lindora Araújo; o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Mauri Torres; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Mônica Sifuentes; a defensora pública-geral de Minas, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o corregedor-geral do MPMG, Marco Antonio Lopes de Almeida; o vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, Manoel Barbosa da Silva; o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coelho; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas, Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seção Minas Gerais, Sérgio Rodrigues Leonardo; e a a presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral.

O procurador-geral de Justiça, Darcy de Souza Filho, abriu a sessão solene. E, perante o Colégio de Procuradores de Justiça, Jarbas Soares Júnior procedeu à leitura do termo de compromisso e assinou o termo de entrada em exercício – assinado, também, pelo governador do Estado, Romeu Zema, pelo procurador-geral de Justiça, Darcy de Souza Filho, e pelo corregedor-geral do Ministério Público, Marco Antônio Lopes de Almeida. Após a assinatura do termo de entrada em exercício, Jarbas Soares Júnior assumiu a presidência da cerimônia, empossado como procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais para o biênio 2023/2024.

Trajetória

Natural de Montes Claros, Jarbas Soares Júnior ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em maio de 1990. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2001. Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça nos biênios 2005/2006 e 2007/2008, além de 2021/2022.

Com informações e fotos do MPMG

52560282939 d9d9f4c424 c

52560452585 9e2155bbf6 c



Imprimir