AFILIADA

João Ricardo Santos Tavares toma posse para o segundo mandato como presidente da AMP/RS

 João Ricardo Santos Tavares toma posse para o segundo mandato como presidente da AMP/RS

Em um ato solene realizado no Auditório Mondercil Paula de Moraes, na sede do Ministério Público gaúcho, João Ricardo Santos Tavares tomou posse, nesta quinta-feira (15), para o seu segundo mandato como presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), biênio 2022-2024.

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, enviou mensagem transmitida durante a cerimônia em que celebrou a recondução de João Ricardo.

Para administrar a AMP/RS pelos próximos dois anos, o presidente contará com o apoio da diretoria formada por Fernando Andrade Alves (vice-presidente Administrativo e Financeiro), André de Azevedo Coelho (vice-presidente de Núcleos), Henrique Rech Neto (vice-presidente de Valorização Funcional), Karine Camargo Teixeira (vice-presidente de Relações Institucionais), Márcia Regina Nunes Villanova (vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento) e Guacira de Almeida Martins (vice-presidente de Jubilados). Também participam da gestão 2022-2024 os seguintes integrantes do Conselho de Representantes: Carlos Eduardo Vieira da Cunha, Frederico Carlos Lang, Lisiane Villagrande Veríssimo da Fonseca, Miguel Bandeira Pereira e Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, e os suplentes Daniela Fistarol, Fernando César Sgarbossa e Maristela Schneider.

Cerimônia

Estiveram presentes na mesa principal o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; o presidente reeleito da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares; o representante do governo do Estado, secretário-chefe adjunto da Casa Civil, Bruno Pinto de Freitas; a corregedora-geral do Ministério Público, Eva Margarida Brinques de Carvalho; o representante do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Júlio Cesar Finger; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Alexandre Postal; o comandante da 3ª Região Militar, Marcus Vinícius Fontoura de Melo; o defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira; o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; o prefeito em exercício de Porto Alegre, Ricardo Gomes; e o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Fábio Roque Sbardellotto.

Após a leitura do termo de posse, feita pelo promotor de Justiça Rudimar Tonini Soares, a nova Diretoria Executiva e Conselho de Representantes procedeu à assinatura do documento.

Em seu discurso, o presidente reeleito sobre o cenário de pandemia enfrentado durante o início de sua gestão, em 2020, e a mudança de hábitos acarretados por ela. O dirigente falou sobre a esperança de que, àquela altura, os desafios da pandemia tornariam as pessoas mais tolerantes e empáticas, o que não ocorreu. “O país ainda vive aguda polarização, em tristes tempos em que educação e gentileza são tão raras que, quando acontecem, chamam a atenção. Não conseguimos manter o mínimo diálogo respeitoso com aqueles que pensam diferente. Tudo tem que ter um lado e, se não é o meu, a divergência é encarada como algo a ser combatido e destruído”, lamentou.
Frente a isso, o dirigente elencou como maior desafio da atualidade a procura por consensos mínimos que possibilitem a pacificação e o equilíbrio das relações em todos os níveis. “É absolutamente necessário que a harmonia entre os poderes da república volte a imperar, e que ímpetos autoritários sejam contidos dentro dos limites da lei, independentemente de onde e de que poder estejam partindo. O exercício da autoridade tem seus limites, e necessita retomar as linhas legais estabelecidas constitucionalmente a cada um”, afirmou.

Na sequência, Tavares elencou alguns desafios da carreira dos promotores e procuradores de Justiça, especialmente a política remuneratória e o achatamento do valor do subsídio. O presidente eleito apontou a necessidade de restabelecer a valorização pelo tempo de serviço e o enfrentamento da sobrecarga atual de trabalho. “Não tenho dúvidas que, unidos, com muito trabalho e diálogo, avançaremos e encontraremos soluções. Se não podemos prometer resultados, podemos garantir muita dedicação e, tenham a certeza, de que não mediremos esforços para tentar alcançá-los”, prometeu. O presidente da Associação ainda agradeceu familiares, colegas de Diretoria, colaboradores e Administração Superior do MPRS, antes de encerrar desejando boas festas. “Um Natal abençoado a cada um e que 2023 seja leve a todos nós, ao Ministério Público brasileiro e ao Brasil. Viva o Ministério Público”, finalizou. Após a solenidade, a Diretoria Executiva e Conselho de Representantes, juntamente com associados e demais autoridades, celebraram o começo da nova gestão e o aniversário de 81 anos da AMP/RS, em um jantar realizado na Casa Vetro.

Além dos componentes da esa, prestigiaram a solenidade de posse da nova diretoria da AMP/RS as seguintes autoridades:
Os ex-presidentes da AMP/RS Delmar Pacheco da Luz, Martha Silva Beltrame, Miguel Bandeira Pereira, Sérgio Hiane Harris e Victor Hugo Palmeiro De Azevedo Neto;

Os ex-procuradores-gerais de Justiça Augusto Borges Berthier, Eduardo de Lima Veiga, Fabiano Dallazen, Francisco de Assis Cardoso Luçardo, Roberto Bandeira Pereira e Simone Mariano da Rocha;

Os subprocuradores-gerais de Justiça Júlio César de Melo, Angela Salton Rotunno, Caroline Vaz e Benhur Biancon Junior;

O presidente do Sicredi/MP, Agenor Casarin;

O presidente da Apergs, Carlos Henrique Kaipper;

O presidente da Adpergs, Mário Silveira Rosa Rheingantz;

O vice-presidente e a 2ª vice-presidente financeira da Asdep, José Carlos Weber e Silvia Regina Coccaro de Souza;

O vice-presidente de Assuntos Institucionais da Ajufergs, Rafael Martins Costa Moreira;

O presidente da Ajuris, Cláudio Martinewski.

O presidente da Amatra IV, Márcio de Lima Amaral;

O presidente da Afisvec, Eduardo Jaeger;

O vice-presidente da Afisvec, Marcelo Ramos de Mello;

O corregedor-geral de Justiça, Giovanni Conti;

O secretário municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Léo Voigt;

A presidente do TJRS, Iris Helena Medeiros Nogueira;

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal;

O deputado federal Marcel Van Hattem, representado pelo assessor Dirceu Quadros.

Com informações e foto da AMP/RS



Imprimir